Notificação

Quem somos:
A CCIRAS é uma Comissão multidisciplinar, composta por profissionais de nível superior e constituída por membros consultores e membros executores, conforme determina a Portaria 2616 do Ministério da Saúde de maio de 1998.

A Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS) da OCULARE Hospital de oftalmologia tem como objetivo planejar, elaborar, implementar, manter e avaliar um programa de Controle de Infecção, adequando às necessidades desta instituição, segundo normas deliberadas pelo Ministério da Saúde.

Legislação:
A Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS) é um órgão de assessoria da Diretoria Técnica da Oculare e tem por finalidade a definição e execução de ações que visem o controle e a prevenção das infecções e eventos adversos.

Membros

  • André Ferreira (Biomédico)
  • Dra. Angela Maestrini (Médica)
  • Dra. Priscilla Duarte Guerra Machado (Infectologista)
  • Luciene Aguiar (Administradora)
  • Vanessa Caldeira (Enfermeira)
  • Evany Vieira de Castro (Farmacêutica)
  • Lorrayne Gabriela do Carmo  (Coordenador da Qualidade)

O que é Núcleo de Segurança do Paciente?

O Núcleo de Segurança do Paciente OCULARE (NSPO) é responsável por elaborar e implementar o Plano de Segurança do Paciente no Hospital, seguindo a RDC 36/2013, com a finalidade de elaboração e execução de ações que visem a prevenção de eventos inesperados, bem como ações de intervenção para tratamento de possíveis eventos adversos.

Quem são os integrantes?

    • André Barros (Biomédico)
    • Djalma Tobias (Manutenção de Equipamentos)
    • Leandro Lucarelli (TI)
    • Luciene Aguiar (Gerente Geral)
    • Vanessa Caldeira (Enfermeira)
    • Evany Vieira de Castro (Farmacêutica)
    • Renata Oliveira (Coordenadora de Atendimento)
    • Lorrayne Gabriela do Carno (Qualidade)
Ações do Núcleo de Segurança do Paciente:
  1. Planejar, coordenar, supervisionar e avaliar todas as atividades assistenciais do Hospital;
  2. Capacitar os profissionais envolvidos em cada processo assistencial, através de treinamentos periódicos e de acordo com as necessidades apresentadas, disponibilizando recursos para a realização das atividades de forma segura;
  3. Planejamento, elaboração de normas e rotinas, e implementação e avaliação de ações de melhoria contínua do processo de segurança do paciente;
  4. Avaliar a qualidade e eficácia das ações implementadas através de indicadores;
  5. Notificar e tratar os casos de eventos adversos;

Qual o objetivo do NPSO?

Regulamentar as ações de segurança do paciente, gerenciar os riscos e contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, visando a segurança do paciente.

Quais são as metas do NPSO?

O NPSO tem a meta de reduzir a probabilidade de ocorrência de Eventos Adversos ao paciente, tendo como foco a melhoria contínua dos processos de cuidado à saúde.

O que é evento adverso?
Qualquer incidente com potencial dano ou lesão ao paciente. Os eventos adversos devem ser notificados para melhoria dos processos de segurança em saúde.

Qualquer pessoa pode notificar.

A comissão de Brigada de Incêndio (CBI) da OCULARE surgiu em razão dos serviços que o Hospital presta (Assistência Médica Oftalmológica) e da estrutura física da empresa (instalação com mais de 05 funcionários).

A Brigada de Incêndio, tem por objetivo assegurar e salvaguardar as vidas (população fixa e flutuante), agindo na prevenção, em cumprimento a NBR 14276 – Programa de Brigada de Incêndio.

É de grande importância que todos os Brigadistas se empenhem em conhecer as legislações pertinentes e façam uso constante das mesmas, uma vez que o Hospital trabalha com PREVENÇÃO.

Chefes das Equipes:

André Ferreira (Biomédico)

Leandro Lucarelli (TI)

Agendamentos e Informações