Oculare apresenta o I-Stent

A OCULARE investe no menor dispositivo médico do mundo, para tratamento de glaucoma. Conheça o I-Stent

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. É uma doença que na maioria das vezes é silenciosa, não apresentando sintomas em seu estágio inicial. Caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, comprime o nervo óptico, ocasionando a diminuição (ou até mesmo perda) da acuidade visual. Possui forte fator genético, sendo mais comum em pessoas da raça negra.

A melhor maneira de se proteger é realizar pelo menos uma consulta oftalmológica por ano, que inclui a aferição da pressão intraocular e exame de fundo de olho. Quanto antes identificar o glaucoma, mais chances de manter a sua saúde ocular, realizando os tratamentos apropriados.

Antes, os portadores de glaucoma podiam contar com apenas 3 opções de tratamentos: colírios, laser ou cirurgia de trabeculectomia, dependendo do tipo e do estágio do glaucoma. Agora existe um novo aliado: o I-Stent, recentemente liberado pela Anvisa.

GLKOS-15694

O I-Stent é um dispositivo microscópico de titânio, que possui 1 milímetro de comprimento. Ele é implantado dentro do sistema natural de drenagem do olho do paciente com glaucoma, com o objetivo de ajudar a diminuir e estabilizar a pressão dos olhos, reduzindo a necessidade de uso de colírios.

Para realizar o implante, o paciente é submetido a uma leve sedação e anestesia tópica. O I-Stent é colocado por meio de um aparelho semelhante a uma caneta. O implante é rápido e a recuperação exige no máximo uma semana de repouso.

Apesar da cirurgia ser simples e rápida, o I-Stent só pode ser aplicado por cirurgiões treinados para a realização desse micro implante, visto que se trata de uma técnica que exige muita precisão. Nossa equipe de glaucoma está certificada para a realização do procedimento.

GLKOS-15694-inserter-callouts-Portuguese

A Dra. Heloísa Maestrini, coordenadora do setor de glaucoma na Oculare Hospital de Oftalmologia, mostra-se entusiasmada com o novo dispositivo: “Em todas as áreas da medicina, as cirurgias estão se tornando cada vez menos invasivas. Na última década, surgiram os MIGS (Minimally Invasive Glaucoma Surgery), que são minúsculos dispositivos de drenagem implantados no olho para auxiliar a drenagem do humor aquoso. O I-Stent acaba de chegar ao Brasil, mas já é usado em 35 países há mais de 5 anos, havendo mais de 300 mil implantes já realizados no mundo. É uma verdadeira revolução para nós cirurgiões de glaucoma, já tão acostumados às nossas cirurgias convencionais, como a trabeculectomia. É como comparar uma cirurgia cardíaca de peito aberto com o implante de um stent cardíaco. O risco e o tempo cirúrgico são muito menores. É uma grande esperança para todos nós.”

 

tamanho

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Você também pode gostar...

Agendamentos e Informações