A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma das principais responsáveis pela perda da visão entre pessoas com mais de 50 anos. A DMRI afeta a mácula, parte da retina responsável pela visão dos detalhes. A Degeneração Macular Relacionada à Idade pode ser do tipo seca ou úmida.
Degeneração Macular Seca (Atrófica):
É o tipo mais comum, respondendo por cerca de 90{2233eba7ac6d9c784f738f71411b9a181d62848c0432f23daaa8220da9c2eae1} dos casos de degeneração macular. Pode afetar um ou dois olhos.A Degeneração Macular Relacionada à Idade do tipo seca provoca a perda gradual da visão central, prejudicando atividades como ler e dirigir, assim como compromete a visão de detalhes.
Degeneração Macular Úmida (Exsudativa):
A Degeneração Macular Úmida representa a minoria dos casos de degeneração macular. Mais grave, tende a progredir rapidamente. Ocorre quando há um desenvolvimento anormal de vasos na coróide, camada localizada logo abaixo da retina. Há uma formação de uma estrutura denominadamembrana neovascular subretiniana, que cresce e avança rumo ao centro da mácula, uma região chamada fóvea. Os vasos anômalos podem extravasar fluidos e sangue, levando ao inchaço (edema) da retina, hemorragias e lesão das células da visão.
Quadro clínico:
No início da doença, as pessoas que sofrem com a degeneração macular não apresentam sintomas. Nessa fase, a degeneração macular pode ser detectada por meio do exame de fundo de olho. À medida que a doença evolui, o paciente começa a sentir dificuldades para ler, dirigir e reconhecer as pessoas, assim como pode enxergar as imagens de forma distorcida.A formação da membrana neovascular na forma úmida pode levar a perda da visão central – em muitos casos de forma súbita. A degeneração macular pode se apresentar como uma mancha no centro da visão.
Os sintomas mais comunsde degeneração macular são:
Visão turva ou distorcida
Necessidade de luz mais intensa para ler e identificar objetos
Dificuldades para enxergar detalhes
Dificuldades para identificar pessoas
Desaparecimento da visão central em um ou dois olhos
Fatores de risco:
Ter mais de 65 anos
Ser fumante
Sexo feminino
Ter história da doença na família
Ter a pele e os olhos claros
Exposição excessiva ao sol
Ter o colesterol alto e doença cardiovascular
Ser obeso
Ter apnéia do sono
Tratamentos para degeneração macular:
Não existe um tratamento propriamente dito contra a degeneração macular seca, e sim um controle por meio da alimentação e da ingestão de suplementos vitamínicos. Nutrientes comovitamina C, vitamina E, Ômega 3, luteína e zeaxantina, zinco e cobre ajudam a retardar o avanço da doença, especialmente em sua fase inicial.
Na maioria dos casos, a degeneração macular úmida é tratada com inibidores de crescimento endotelial (anti-VEGF) chamados antiangiogênicos, medicamento que é administrado por meio de uma injeção no olho sob anestesia local.Sucessivas injeções de antiangiogênico podem ser necessárias no período de meses ou de anos.
Outra opção recente para o tratamento da degeneração macular úmida é o Ozurdex®, implante introduzido no olho que libera gradualmente o medicamento dexametasona e diminui o edema da retina.