A consulta com o oftalmologista é indispensável para detectar e prevenir problemas oculares. O primeiro passo é selecionar bem o especialista através da indicação de familiares e amigos e com base em referências profissionais confiáveis. Após o agendamento, alguns cuidados garantem que a consulta seja proveitosa e tranquila.
O que fazer no dia anterior?
Suspenda o uso de lentes de contato nas 24 horas que antecedem a consulta oftalmológica e compareça sem elas, usando apenas os óculos de grau.
No dia da consulta
Procure chegar à consulta oftalmológica com pelo menos 20 minutos de antecedência. Esse tempo será usado para o preparo.
Quem vai passar por um exame oftalmológico deve levar um acompanhante. Se for necessário dilatar a pupila para o exame. A visão ficará embaçada e os olhos mais sensíveisà luz por algumas horas. Por isso, leve óculos escuros para evitar desconfortos e jamais dirija após o exame oftalmológico.
Como funciona a consulta oftalmológica?
Em primeiro lugar, o oftalmologista conversa com o paciente sobre seu histórico pessoal e familiar, assim como suas principais queixas e demais informações sobre sua saúde.
Em seguida, o profissional parte para os exames físicos de oftalmologia. Inicialmente é feita uma avaliação das estruturas externas como os supercílios, as pálpebras e a superfície ocular. A seguir examina-se o reflexo das pupilas e a motilidade ocular.
Para medir a acuidade visual utiliza-se a tabela de optotipos (painel com letras e números de vários tamanhos). Se houver necessidade, é calculada a correção visual da miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
A biomicroscopia ou exame na lâmpada de fenda permite que o profissional da oftalmologia observe quase todas as partes do olho: as pálpebras, os cílios, a conjuntiva e a esclera, assim como a córnea, a íris e o cristalino; o corpo vítreo, a retina e o nervo óptico.
A tonometria é um exame que mede a pressão intraocular, sendo o tonômetro de aplanação o aparelho mais usado pelos oftalmologistas.
O exame de fundo de olho é realizado através da biomicroscopia com lentes especiais ou pela oftalmoscopia indireta.
Ao final da consulta, o paciente recebe as orientações e, caso seja necessário, a prescrição para os óculos. É importante definir com o seu oftalmologista a periodicidade das avaliações de rotina, com o objetivo de prevenir ou diagnosticar precocemente as doenças oculares.